quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Zé Ninguém - Biquini Cavadão

Em homenagem ao escândalo de corrupção que acaba de ser descoberto e divulgado na mídia, envolvendo o Governador de Brasília e demais políticos e empresários da capital federal, trago esta música também antiga, mas bastante atual. Escutem !!!!!



Zé Ninguém - Biquini Cavadão.

Quem foi que disse que amar é sofrer?
Quem foi que disse que Deus é brasileiro,
Que existe ordem e progresso,
Enquanto a zona corre solta no congresso?
Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar!

Os dias passam lentos
Aos meses seguem os aumentos

Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes

Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
Se tudo aqui acaba em samba,
no país da corda bamba, querem me derrubar!!
Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
A minha acabou faz tempo, agora entendo por que ....

Cada dia eu levo um tiro
Que sai pela culatra
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes (4X)

Os dias passam lentos
Os dias passam lentos

Cada dia eu levo um tiro
Cada dia eu levo um tiro
Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes...

Esta música é perfeita para abrir um debate sobre a situação da política e da justiça brasileira, além de demonstrar uma indignação e o sentimento de rebaixamento da população ( tudo isso por falta de educação, claro ....quando todos se acham um "zé ninguém").

Perfeita é também a frase que diz, "quem foi que disse que os homens nascem iguais", trazendo aí a discussão desse aspecto por Hobbes, Locke e Rosseau.

Outra frase também, bastante comum ...é que a "a justiça tarda mas não falha" .... Infelizmente o nosso Poder Judiciário sofre com a procrastinação ....morosidade dos atos processuais .... não por causa dos que fazem o poder judiciário (ainda que exista isso) ...mas em grande parte por causa da infraestrutura e do sistema jurídico em si. Isso tem que acabar. Perfeita é frase de Rui Barbosa: "Justiça tardia não é justiça, é injustiça manifesta".

Chegado ao refrão, vemos :

"Eu não sou ministro, eu não sou magnata
Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
Aqui embaixo, as leis são diferentes"

Esta parte demonstra também uma imagem que se quer apagar do Poder Judiciário ...que existem leis para uns (ricos) e para outros (pobres). Infelizmente é também mais um sentimento da população, que reafirmo, não é culpa do poder judiciário .... mas é falta de informação, de estrutura de apoio aos ditames da Constituição Federal, falta de apoio às defensorias públicas e órgãos do Ministério Público.

Por fim, o que se espera é que esse novo caso do Governador José Arruda, e tantos outros, não acabe sem um desfecho justo, com a apuração e julgamento dos fatos ... já soube hoje que os estudantes invadiram a Assembléia de Brasília, carregando um caixão, em sinal de protesto ...
Sou contra esse tipode invasão, mas um protesto pacífico é sempre válido!

Acredito que todo estudante de Direito, depois de muito estudar as leis desse país, e de ver, na teoria, como a ordem constitucional funciona, se pergunta:

"Quem foi que disse que Deus é brasileiro, Que existe ordem e progresso, Enquanto a zona corre solta no congresso?"

O que ninguém deseja é saber que "tudo aqui acaba em samba, no país da corda bamba".

Para isso, a classe que agora inicia a vida deve lutar para que haja uma maior educação, para que o povo possa saber de seus direitos de cidadania .... Toda pessoa que possui um mínimo de educação cívica tem a obrigação de replicar o conhecimento. No nosso país, infelizmente muita coisa acontece ...e acontece ....porque o povo não tem educação ...conhecimento ...não sabem o poder que tem cada um ....é uma questão de política ...ainda ...política educacional ...que não se faz. Perguntem aos nossos governantes porque não se coloca no ensino fundamental e médio uma disciplina obrigatória sobre direito e cidadania ...como existem em outros países, como eu próprio evidenciei na Espanha ... porque não querem que o povo saiba o poder que tem!!! Pois em caso contrário ...(deixo a resposta para vocês!)


3 comentários: