A pena de morte no Brasil teoricamente está proibida. Digo teoricamente, porque a nossa Constituição Federal permite que em casos de guerra (rara exceção), ela pode ser aplicada.
Contudo, a pena de morte ainda é aplicada em alguns países, inclusive naqueles que se dizem mais avançados, democráticos e protetores dos direitos humanos, como é o caso dos Estados Unidos.
Certamente, é um tipo de pena que o mundo passa cada vez mais a abolir, ainda que grandes nações, como a China e EUA, a apliquem como uma sanção normal.
A música "Hallowed Be Thy Name", do Iron Maiden, retrata bem angústia daqueles que passam pelo corredor da morte.
Em uma certa parte da música, há o seguinte trecho:
"Enquanto os guardas me conduzem ao pátio
Alguém grita de uma cela 'Deus esteja com você'
Se há um Deus, porque ele me deixa morrer..."
Para os que são fãs do Iron Maiden (eu me incluo), consideram a música uma verdadeira poesia !
Sabe aquele dia em que dá tudo errado na sua vida ...seu chefe lhe deu uma bronca, aquele seu professor chato lhe de um zero na prova, você brigou com a namorada, mulher, mãe, você não tem 1 real na carteira, seu carro quebrou, e ainda chega um cidadão que lhe encontra na rua e faz aquela velha pergunta:Oi, tudo bem?
Chaos A.D é para mim um dos melhores discos do Sepultura. Particulamente considero o disco até com uma conotação política, tendo em vista o tema de algumas músicas.
Refuse / Resist é uma música que fala de guerra, da desordem criada por um evento deste. A música possui uma ótima pegada de guitarra, e para mim, é a melhor do disco.
Resolvi retornar a fazer o blog, depois de um tempo meio ocupado com uma tal de tese de doutorado. Agora com a mente mais aberta, vou postar aqui sempre vídeos que falem sobre direito, política, justiça, sociedade, indignação, revolta e qualquer outro sentimento do tipo.
Pra marcar este retorno, lembro aqui de uma música que talvez poucos conheçam, mas é do Gabriel o Pensador, lá do começo da carreira dele. A música chama-se "indecência militar", e fala sobre o serviço militar obrigatório no Brasil.
Aliás, este falido serviço obrigatório é talvez uma das maiores figuras antipáticas da Constituição Federal, que afirma que o alistamento é obrigatório, mas se por uma conviccção filosófica (objeção de consciência), o cidadão não queira participar do serviço, deve prestar um serviço alternativo. Sò que mesmo neste serviço alternativo, faz-se o juramento da bandeira, o que para muitos não é visto como uma verdadeira prestação alternativa.
Bom, tendo alternativa ou não, só em ser obrigatório já é algo que não se coaduna com os tempos atuais do Brasil. Escutem a música e apreciem !
Letra: Indecência Militar
Na porta do local do alistamento militar Esperando pela hora de entrar de saco cheio, estava eu lá (que paciência!) Sem nenhuma mulher pra agarrrar e nem um som pra escutar E um monte de marmanjos do meu lado eu vi Então pensei "Pô o que que eu tô fazendo aqui?" Pergunta sem resposta, e raiva batendo Foi assim que eu fiz um rap pra passar o tempo
Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia Escravidão numa democracia É uma incoerência Um ano sem mulher batendo continencia Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia
Um ano sem mulher só ralando E o salário? Não leve a mal mas isso é coisa pra otário Alguns podem até gostar da brincadeira Mas o serviço só é bom pra quem quer seguir carreira militar Mas rapá, pro Pensador não dá! Servindo o exército, marinha, aeronáutica ou qualquer porra dessas Não interessa eu ia ser um infeliz Ia ficar revoltado como eu nunca quis Servindo quem montou a ditadura aqui no meu país Usando farda e lavando o chão Sem reclama de nada pra não ser jogado na prisão Hum mas que situação! Então Batendo continencia e fazendo flexão Para os caras que prenderam meu pai E mataram tantos outros institucionalizando a repressão Não! Agora acorda e concorda com esse refrão! E porque não?
Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia Escravidão numa democracia É uma incoerência Um ano sem mulher batendo continencia Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia
Nas mãos dos militares muito jovem já morreu Não quero ser soldado! Quem manda em mim sou eu! Esse é o defeito da nossa sociedade Exigo mais respeito pela minha liberdade! Um ano da minha vida não pode ser gasto assim Escravizado por quem nunca fez nada de bom por mim Essa contradição alguem me explica um dia Serviço obrigatório não combina com democracia A porta abre e todos entram Tô torcendo pra sobrar enquanto isso dá vontade de cantar
Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia Escravidão numa democracia É uma incoerência Um ano sem mulher batendo continencia Serviço militar obrigatório é uma indecencia Um ano sem mulher batendo continencia
Olha aí rapaz, como você fala das nossas instituições democráticas! Instituições o que? Ih! Eu acho que eu tô doidão, eu ouvi "democráticas"! Ah tá...
Advogado. Professor de Direito - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Administrativo e Constitucional (GPDAC). Sou um amante da história, tenho um caso com a literatura, apaixonado por música e sou casado com o direito e a justiça. Antropófago Jurídico por natureza. Atualmente trabalho mais diretamente com o direito internacional e constitucional. Lecionar para mim é como flutuar no solo de Jimmy Page tocando Stairway to Heaven. É por isso que sou extremamente feliz na minha profissão.